Início » Amigos da verdade
Uma das perguntas mais difíceis de ser respondida é o que é a verdade? Existem inúmeras respostas, abstratas, práticas e filosóficas, sobre esse simples substantivo feminino de sete letras. De forma objetiva e simplista, na vida real, verdade é um fato que corresponde à realidade. Pode parecer óbvio, até redundante, mas na verdade está a ausência da mentira. Várias escolas de pensamento apresentam inúmeras outras definições que passam por verdade relativa e absoluta. Verdade também tem importante significado na religião. Praticamente todas se dizem detentoras da verdade. Depois de apresentar, de forma bem rasa, essas colocações, quero falar sobre amigos da verdade e amigos de verdade, coisas bem distintas, pois podem ser unidas ou separadas justamente pela verdade.
Amigo de verdade é aquele que está ao lado em todas as horas, seja na alegria, no sofrimento, na tristeza, na adversidade, sempre está ali marcando presença. O amigo da verdade pode ser tudo isso, com a fundamental diferença de que não pactua com a mentira, com a falsidade. Esta explicação é sobre uma tênue linha de pensamento e de prática. Por não concordar com a mentira, um amigo da verdade discorda de quem, como especialmente os políticos gostam de falar, falta com a verdade, ou seja, mente. Ser um seguidor da verdade e, consequentemente, abominar a mentira, implica em situações complexas, como falar a verdade mesmo que provoque dor no amigo de verdade. Isso não quer dizer trair a confiança dele, ser uma espécie de dedo-duro, ou coisa desse tipo. Implica em ser coerente com sua linha de pensamento e de vida.
Esses momentos difíceis servem para demonstrar se a amizade entre essas duas pessoas é realmente sólida, verdadeira e importante. Caso o relacionamento termine quando o amigo da verdade coloca em prática seu modo de vida e de pensamento, a amizade real nunca existiu em sua plenitude. Amigo da verdade é aquela pessoa que não compactua com a mentira, seja de que tipo e tamanho for. Ele não aceita nem mesmo a chamada mentira branca, comumente conhecida como mentirinha. Nestes tempos de redes sociais mais do que ativas e internet fazendo parte essencial da vida de praticamente toda a humanidade, especialmente os mais jovens se veem frente a frente, e numa luta desigual, com o cyberbullying, que pode ser chamado de mentira institucionalizada, algo que está inserido na rede, mas deve ser abominado. Amigo da verdade não acredita e muito menos dá like nessas mentiras sobre um amigo de verdade.
José Roberto Chiarella, o professor Chiarella, é educador. Professor de Educação Física formado em 1986 e coordenador do Colégio Objetivo na Baixada Santista na cadeira de Direito e Cidadania e Formação para a Vida. Advogado com especialização em Direito Digital pelo Mackenzie e mestrado em Relações Internacionais Laborais pela Untref, na Argentina.