Início » O Respeito e a IA
Respeito é algo que as pessoas gostam de receber, mas muitas vezes falham ao respeitar os outros. Afinal, como se pode tentar definir a palavra respeito no sentido mais amplo? Difícil, pois existem várias formas e cada um a entende de sua própria maneira. Respeito está muito além de uma palavra, um gesto, uma atitude como um olhar amoroso, um olhar carinhoso, um olhar respeitoso, um olhar amoroso, tudo isso acima de eventuais e naturais diferenças e individualidades inerentes a cada pessoa. Já o oposto, a ausência, ou o que se chama falta de respeito, é um dos grandes males da humanidade, pois, em geral, é a principal fonte de conflitos pessoais, coletivos e até mesmo guerras, onde os direitos das pessoas, de uma nação são renegados sempre em favor de um líder ou um grupo, geralmente em busca de poder. Respeitar significa entender que todas as pessoas, independentemente de sexo, cor, origem e outros itens, nascem livres e com os mesmos direitos, como reza a Constituição da República Federativa do Brasil.
Desrespeito territorial pode provocar guerras, como temos visto recentemente, mas também pode ter menores proporções, como acarretar acidentes, alguns graves. Deixar de obedecer (desrespeitar) um sinal de trânsito, o limite de velocidade, dirigir alcoolizado, sob o efeito de drogas ilícitas tende a provocar acidentes que podem ser fatais. Na política acompanhamos, especialmente na época dos debates eleitorais, a falta de respeito dos candidatos, que se atacam acusando os adversários pelas redes sociais, muitas vezes difamando o concorrente sem qualquer tipo de prova, e, pior, sem dar chance de resposta. Regra básica do direito diz que quem acusa tem de provar. Esse tipo de atitude é um mau exemplo para toda a população, especialmente para as crianças, jovens e adolescentes, mais influenciáveis devido a estarem em fase de formação de caráter.
Na sala de aula, a equação não é diferente. Professores e alunos têm de se respeitar mutuamente. Claro, cada um dentro dos seus limites, dos seus direitos e deveres. Os professores ganham respeito quando demonstram claramente conhecimento sobre a matéria que ministram. Os alunos também precisam ser respeitados, com os mestres entendendo quem eles realmente são: crianças, adolescentes e jovens todos com suas particularidades relativas à faixa etária. Respeito do professor aos alunos implica em não se atrasar, dar a aula em pé, sendo visualizado e vendo toda a classe, ser ativo, acompanhar as atividades na sala, isso tudo independentemente de achar justo ou não o salário que recebe. Isso tudo e mais o momento importantíssimo pelo qual a humanidade passa, que é a irreversível chegada da Inteligência Artificial (IA), que apesar do pouco tempo em uso, já é uma ferramenta extremamente importante, pois coleta informações e dados de décadas, além de apresentar variados gostos e preferências.
No entanto, a utilização indevida da IA pode levar à completa perda de respeito nos mais variados setores da sociedade. A IA tem de ser usada para melhorar a vida dos homens e mulheres, para aprimorar relacionamentos, auxiliar no desenvolvimento da humanidade, enfim, para ajudar o ser humano a respeitar e ser respeitado, que é o objetivo de todos.
José Roberto Chiarella, o professor Chiarella, é educador. Professor de Educação Física formado em 1986 e coordenador do Colégio Objetivo na Baixada Santista na cadeira de Direito e Cidadania e Formação para a Vida. Advogado com especialização em Direito Digital pelo Mackenzie e mestrado em Relações Internacionais Laborais pela Untref, na Argentina.